Eduardo Masini apresenta fotos em lambe lambe na Athena Contemporânea


Exposição compartilha temática com a de Carlos Vergara no Parque Lage


No próximo dia 31 de maio, o fotógrafo e designer Eduardo Masini inaugura sua exposição individual de fotografias intitulada “O Devir” na Athena Contemporânea, galeria onde divide espaço com seu escritório de design. A exposição de Eduardo Masini abre dez dias depois que a do artista plástico Carlos Vergara, no Parque Lage, e as fotografias foram criadas a partir de um convite de colaboração de Vergara ao fotógrafo. Por isso, os ambos compartilham a mesma temática: o presídio Frei Caneca, implodido no ano passado.

Tudo começou quando em 2010 Carlos Vergara conseguiu a autorização para visitar o antigo presídio Frei Caneca que estava desativado. Vergara convidou o fotógrafo Eduardo Masini para acompanhá-lo. Nessa visita, Eduardo fez uma série de fotografias, que deram origem a mostra “O Devir”.

Ao todo serão apresentados oito trabalhos em médio e grande formato. O diferencial é que as obras serão impressas em forma de lambe lambe, nome dado aos tipos de cartazes que são colados na rua e aplicados um em cima do outro, geralmente para divulgar shows. Os lambe lambe com as fotos do presídio serão sobrepostos a outros lambe lambe com retratos de pessoas normais que aparentemente não pertencem ao presídio. Depois eles serão amassados e a camada superior rasgada de forma que apenas partes das imagens inferiores sejam reveladas.

Algumas obras terão mais de duas imagens sobrepostas e nenhuma será igual à outra. O intuito do artista é remeter à degradação e poluição visual vista nas celas. “O presídio já estava com paredes quebradas, mas nas paredes das celas ainda haviam fotos pornográficas, páginas da Bíblia coladas e ainda páginas de jornal com matérias. Procurei fazer obras representativas da vibe do lugar”, descreve Eduardo.

A idéia de transformação está presente em todo o trabalho de Eduardo Masini realizado a partir da visita ao presídio. “O Devir é um conceito filosófico que qualifica a mudança constante, é o movimento pelo qual as coisas se transformam. A Frei Caneca passou por essa transformação e continua passando, uma vez que lá irá se tornar uma outra coisa. E isto foi exatamente o que me motivou a pensar no conceito do meu trabalho”, explica o artista.

Eduardo Masini ainda participa com um vídeo próprio na exposição de Carlos Vergara no Parque Lage. Nesse trabalho, cenas plácidas filmadas no presídio ganham movimento gradualmente, culminando na implosão do prédio e fundição das barras de ferro na fábrica da Gerdau.

Masini já tem no currículo outros trabalhos com Vergara. As mostras simultâneas, entretanto, marcam uma colaboração inédita entre duas gerações. O fotógrafo e designer tem apenas 25 anos e essa parceria com o já consagrado Carlos Vergara, que esse ano faz 70 anos, nos permite contemplar como as divergências de vivências influenciam as formas de olhar um mesmo tema. O artista Paulo Jabour também participa da exposição no Parque Lage com uma instalação mostrando o olhar de quem passou pelo presídio.


Sobre Athena Contemporânea - Um mix da arte com o design

A Galeria Athena Contemporânea foi inaugurada em abril de 2011. Ela se divide em dois espaços que se interagem através de interesses comuns na arte contemporânea. Filipe Masini, galerista e formado em economia, está a frente das exposições e garimpos dos novos e contemporâneos artistas. Já o irmão, Eduardo Masini, fotógrafo formado em design, está a frente do Studio85, escritório de design que vai fazer projetos para a galeria e demais no mesmo segmento. Eles são filhos de Liecil Oliveira, dono da Athena Galeria de Arte que fica no subsolo do mesmo shopping.

Segundo Eduardo a idéia de mesclar a galeria com o escritório é justamente ligar o conceito e a identidade visual na arte pensada em design. "Não tem como separar a arte do design, tudo está interligado, desde as tendências, estilos e movimentos", explica Eduardo. Entre os projetos que o designer destaca estão os trabalhos realizados com o artista plástico Carlos Vergara, Waltercio Caldas e Everardo Miranda. Como fotógrafo, vale destacar a participação de Eduardo Masini como um dos semifinalistas no concurso Hasselblad e as exposições individuais na Athena Galeria e na coletiva na VG Arte Galeria.   

O economista Filipe Masini, que já começou sua própria coleção com obras bastante significativas como uma série de fotos de Waltercio Caldas e escultura de José Resende, tem sonhos de ter um Van Gogh e uma pintura da brasileira Adriana Varejão. "Comecei com meu pai, desde criança frequentava feiras e exposições de arte. Hoje, meu olhar tem um senso estético tão apurado que já conquistei muitos colecionadores”, conta Filipe, que trabalhou desde seus 18 anos na Athena Galeria para assim, escolher seguir o setor da economia que mais cresce atualmente: o mercado de arte.     

Nenhum comentário: