Movimento Arte Contemporânea leva ao Salão de Arte
o trabalho do artista plástico e grafiteiro TOZ
O Salão de Arte em São Paulo é um dos mais tradicionais do Brasil, conhecido por agrupar diversos antiquários, joalheiros e galerias clássicas e modernistas. A arte contemporânea terá espaço pelo primeira vez no Salão na próxima edição que ocorre de 15 a 21 de agosto no clube A Hebraica.
![]() | |
O Incendiário | Técnica mista sobre tela | 180 x 120 cm | 2011 |
A Movimento Arte Contemporânea é uma das galerias cariocas que irá participar. Ricardo Kimaid Jr, marchand da Movimento, levará para o Salão uma exposição individual do artista plástico e grafiteiro Tomaz Viana, o Toz, apresentando o que há de mais contemporâneo na arte atual: a linguagem do grafite. Serão expostos ao todo 6 telas inéditas, feitas especialmente para a exposição, além de alguns objetos como gavetas pintadas. "O Salão de Arte apresentará a partir de agora um painel completo de arte com a inserção da arte contemporânea. A arte do Toz é muito bem aceita no Rio mas estou curioso como o mercado de São Paulo irá receber e ler seu trabalho", revela o marchand Ricardo Kimaid Jr.
Um dos destaques da exposição será uma releitura da instalação montada na Movimento em dezembro último para o lançamento do novo personagem "Insônia". O desenvolvimento do "Insônia" marcou o início de uma nova etapa na obra de Tomaz Viana, que passou a trabalhar com novos padrões e uma nova cartela de cores, mais soturna. O personagem foi inspirado pelo ambiente noturno, o silêncio das ruas e ao mesmo tempo o barulho de um inferninho. "A insônia é fruto de sentimentos que tiram o sono, seja porque estamos triste demais, felizes demais, apaixonados demais ou desiludidos demais", explica Toz. No Salão, a instalação será montada em um ambiente completamente escuro para representar o personagem.
Toz lança mão de variadas técnicas e materiais em seus novos trabalhos como tinta acrílica, colagem, spray, e etc. Seu grande talento está na mistura de cores e padronagens e na capacidade de esconder inquietações e reflexões profundas por trás de personagens carismáticos como o famoso Bebê Idoso, Insônia e a Nina. “Meu estilo é simples, mas os temas são mais sérios do que parecem à primeira vista. Meus personagens representam as pessoas que estão na minha vida e a mim mesmo”, conta Toz que pinta regularmente há quatro anos, sem ter abandonado de vez as ruas. O somatório de sua obra é como uma grande revista em quadrinhos, inspirada na sua biografia e no cotidiano moderno e urbano.
Atualmente, as telas do artista fazem parte de importantes coleções particulares no Rio, São Paulo e França, ao lado de obras de artistas renomados da arte brasileira. Seu trabalho foi recentemente apresentado em Washington DC na exposição "Mudança", organizada pelo Programa de Arte do Banco Mundial, no qual foi um dos 400 escolhidos entre 10.000 inscritos da América Latina e Caribe.
![]() |
Dia de Pesca | Técnica mista sobre tela | 180 x 120 cm | 2011 |
Sobre Tomaz Viana, o Toz:
Tomaz Viana tem 35 anos, nasceu na Bahia e se mudou para o Rio com a família aos 15 anos. Formado em design pela Faculdade da Cidade, foi lá que conheceu seus primeiros parceiros de grafite que mais tarde formariam com ele o grupo FleshbeckCrew. Depois de uma trajetória de sucesso e reconhecimento, os integrantes se dividiram para seguir suas carreiras solo na arte, apesar de continuarem amigos e ocasionalmente se encontrarem para grafitar nas ruas. Nessa época Toz embarca nas suas primeiras incursões artísticas, já representado pela galeria Movimento Arte Contemporânea, e alcança reconhecimento no mercado de arte, principalmente no Rio de Janeiro. Apesar de morar há duas décadas no Rio, sua arte é até hoje influenciada pelas cores das festas de rua e energia da sua cidade natal. Em junho de 2011 a galeria Spray, em São Paulo, reuniu o grupo FleshBeck Crew mais uma vez para uma exposição "individual".
Nenhum comentário:
Postar um comentário